Os deputados da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) escolheram nesta quarta-feira (01) o deputado Franzé Silva (PT) para presidir a Casa no primeiro biênio 2023 a 2025. Já o deputado Severo Eulálio (MDB) foi eleito para comandá-la no segundo biênio.
A votação encerrou por volta das 14h45, Franzé e Severo foram eleitos com 30 votos, ou seja, por unanimidade.
A escolha dos novos líderes da Casa aconteceu em eleição da Mesa Diretora. A votação dos dois biênios em um único dia é uma novidade. A situação aconteceu devido a promulgação de uma PEC que mudou o regimento da Casa, permitindo as duas eleições simultâneas.
Já o consenso no entorno do nome de Franzé Silva e Severo Eulálio foi feito após árduo acordo entre PT e MDB. A articulação perpassou inclusive por articulação do governador Rafael Fonteles (PT) e do ministro Wellington Dias (PT).
“Precisávamos limpar essa pauta para que não contaminasse o que mais importa, que são os debates em prol do Piauí. O debate foi feito internamente, temos uma base de bom relacionamento. Agradeço aos meus pares a aceitação e o respeito, tanto na base aliada quanto na oposição”, disse Franzé Silva.
O deputado Severo Eulálio destacou o acordo firmado para a manutenção da união entre os 22 parlamentares que estão na base do governo.
“Foram consolidadas as duas eleições, Franzé reeleito para o primeiro biênio e eu, no entendimento, eleito para o segundo biênio. A base está consolidada com 22 parlamentares”, resumiu o parlamentar.
Matéria original
Os trinta deputados estaduais eleitos foram empossados nesta quarta-feira (01) em uma solenidade na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). O ato contou com a presença do governador Rafael Fonteles (PT). Na posse, a Assembleia fará pela 1ª vez eleição para escolher dois presidentes da mesa.
O Partido dos Trabalhadores/federação é a sigla com o maior número de cadeiras para essa legislatura, com 12 representantes. Dos 30, 20 deputados foram reeleitos e 10 são novatos. Ou seja, a renovação é de cerca de 30%.
O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), Franzé Silva (PT), disse que o tom da legislatura será harmônico com o do governo. Com um perfil de gestor, o petista delimitou metas que quer alcançar enquanto presidir o biênio pelos próximos dois anos.
“Temos uma preocupação com a continuidade do desenvolvimento do Piauí, que foi um dos poucos estados que apresentou desenvolvimento econômico no ano passado e queremos continuar nessa mesma caminhada, que possa dar mais perspectiva de melhora. Queremos riscar do mapa do Piauí a insegurança alimentar, aumentar a capacidade de emprego e renda”, declarou.
Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com
A oposição também promete não fazer “cavalo de batalha” contra o governador e diz que apoiará projetos avaliados pelo grupo como positivos pelo estado, conforme explicou o deputado Marden Menezes (Progressistas).
“Posso citar a extinção da Fepiserh da Sesapi feita foi uma bandeira que sempre defendemos aqui. Não haveria necessidade da fundação para administrar hospital, tendo a estrutura da secretaria”, disse. “Não podemos ser contra o que for acerto, o que nós entendermos que não for positivo, que retirar direitos, continuaremos com a coerência de ser contra. Se o governo acertar mais do que erra, não duvido que todo piauiense ficará feliz”, disse.
Ainda nesta manhã os deputados chancelam a escolha de dois presidentes da Alepi: Franzé Silva comandará o primeiro biênio e o deputado Severo Eulálio (MDB), o segundo biênio. A eleição será de consenso, após acordo firmado entre os partidos da base.
A tomada de consenso entre os parlamentares foi elogiada pelo governador Rafael Fonteles (PT). O petista atuou diretamente para evitar um racha em sua base de sustentação na Alepi.
“Eu acho muito positivo, as chapas montadas, contemplam todos os partidos da Casa, inclusive, os partidos de oposição, o que revela que a Casa encontrou a sua harmonia para o primeiro e segundo biênio, isso vai ajudar muito para que a casa faça o seu papel, a base faça o seu papel, a oposição faça o seu papel”, destacou o governador.
Durante a solenidade de posse, cada líder de bancada discursou brevemente: Francisco Limma do PT, João Madison, do MDB, Wilson Brandão, do Progressistas, Jeová Alencar, do Republicanos, Evaldo Gomes, do Solidariedade e Fábio Novo (PT), líder do Governo.
Ao final da fala de Fábio Novo, que destacou a trajetória de Franzé Silva, o presidente da Casa de emocionou.
Confira quem são os deputados empossados nesta manhã:
Wilson Brandão (PROGRESSISTAS) – 50.421 votos
Gustavo Neiva (PROGRESSISTAS) – 42.258 votos
Marden Menezes (PROGRESSISTAS) – 36.919 votos
Evaldo Gomes (Solidariedade)- 20.920 votos
Georgiano (MDB) – 109.025 votos
Severo Eulálio (MDB) – 59.133 votos
Dr Pablo Santos (MDB) – 55.893 votos
João Madison (MDB) – 43.832 votos
Dr. Hélio (MDB) – 38.029 votos
Henrique Pires (MDB) – 36.407 votos
Cel Carlos Augusto (MDB) – 34.396 votos
Flávio Júnior (PT) – 55.341 votos
Janainna Marques (PT) – 49.692 votos
Limma (PT) – 46.899 votos
Firmino Paulo (PT) – 39.854 votos
Hélio Isaias (PT) – 38.984 votos
Fabio Xavier (PT) – 37.538 votos
Fábio Novo (PT) – 35.510 votos
Nerinho (PT) – 33.695 votos
Franzé Silva (PT) – 33.090 votos
Jeová Alencar (REPUBLICANOS) – 44.095 votos
Dr. Thales (PROGRESSISTAS) – 57.761 votos
Gracinha Mão Santa (PROGRESSISTAS) – 39.515 votos
Barbara Do Firmino (PROGRESSISTAS) – 35.276 votos
Aldo Gil (PROGRESSISTAS) – 29.600 votos
Ana Paula (MDB) – 50.580 votos
Dr. Felipe Sampaio (MDB) – 44.256 votos
Dr. Vinicius (PT) – 33.437 votos
Rubens Vieira (PT) – 28.835 votos
Dr. Gil Carlos (PT) – 23.805 votos
Paula Sampaio
redação@cidadeverde.com
Post Views: 19